Neste primeiro tópico oficial do Portal New Wings, descobriremos de forma simples como um avião voa. Perguntando a alguém leigo de aviação como algo mais pesado do que o ar consegue manter-se voando sem despencar como uma pedra faria, provavelmente ouvirá "Porque ele tem asas" ou "Não sei, só sei que voa!". De uma certa maneira, o avião voa porque tem asas (aerofólios), mas o que faz com que essas asas não falhem em sua missão? A resposta está baseada nos princípios da física, mais especificamente em uma força chamada sustentação.
As partes indicadas na figura são classificadas em cinco grupos:
- Fuselagem: É considerada o componente central, pois é nela onde se encaixam todas as outras partes. Também pode ser chamada popularmente de "charuto" da aeronave.
- Empenagem: É a cauda do avião, composta pelo estabilizador vertical (deriva) e o horizontal (estabilizador), sendo que o profundor está localizado no bordo de fuga (borda de trás) do estabilizador e o leme de direção fica atrás da deriva.
- Grupo Moto-Propulsor: É o que faz o avião andar. Composto pelo motor e hélice.
- Asas: O principal aerofólio do avião, é o que gera a sustentação. No bordo de fuga encontramos o Aileron e o Flape.
- Trem de pouso: É a parte que apoia o avião no solo, além de amortecer os impactos do pouso, controlar e frear o avião em movimento no solo.
3. As Quatro forças
- Peso: É o peso do avião. Força existente em todo corpo com massa submetido à força da gravidade.
- Sustentação: É a força produzida pela asa, será vista mais à frente.
- Tração: É a força que produz a velocidade do avião. Existe graças ao motor que transforma a energia calorífica da queima do combustível em energia mecânica, o que faz girar a hélice, fazendo assim o avião "andar".
- Arrasto: É a força que surge quando o avião está em movimento, devido à resistência existente no ar.
4. A Sustentação
É aqui que veremos o real porquê de um avião conseguir voar.
Segundo o Princípio de Bernoulli (matemático holandês, 1700-1782), para um fluxo, quanto maior sua velocidade menor será sua pressão, e vice versa. Levando isso para a prática na aviação, significa que quando o avião se desloca para a frente sua asa corta o ar na direção do movimento, isso cria um vento relativo. Esse vento é um fluxo de ar que estará passando tanto pelo intradorso (parte de baixo) quanto pelo extradorso (parte de cima) da asa. Porém, a asa apresenta a seguinte forma:
Visualizando a forma do perfil da asa, fica claro que o ar percorre um caminho maior quando passa por cima (trajetória curva e longa) do que quando passa por baixo (trajetória quase reta e curta). Porém, ambos devem chegar ao final da asa ao mesmo tempo, logo o ar acima da asa precisa passar a uma velocidade maior.
Essa velocidade maior significa uma menor pressão sobre a asa, logo a pressão abaixo da asa é maior e isso cria uma força resultante para cima, chamada sustentação. É o que faz o avião voar.
Por isso, um avião voando normalmente com sua asa intacta e mantendo uma velocidade mínima necessária para gerar a sustentação, nunca perderá essa força e sempre estará voando.
O grande problema de tudo isso é quando o novo piloto descobre que todo esse conhecimento de aerodinâmica, teoria de vôo e mecânica será posto de lado e o que realmente faz um avião voar é o dinheiro! hehehehehe
Um grande abraço!!!
2 comentários:
om parabens, antes eu nao entendia nada de aviões, agora sou mestre
Bravo! tenho paixões de construir um avião.
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